Uma tendência corporativa no mundo todo, a terceirização de mão de obra segue ganhando espaço entre as empresas do Brasil, especialmente após as mudanças legislativas de 2017.

A prática, junto com a modalidade de subcontratação de serviços, parece agora estar se espalhando também entre as empresas integradoras do mercado de energia solar distribuída.

Segundo o estudo estratégico do mercado fotovoltaico de geração distribuída do 2º semestre de 2020, elaborado pela Greener, 82% das empresas consultadas mantêm suas equipes próprias em número reduzido, com até 10 colaboradores.

O resultado pode indicar uma tendência pela subcontratação ou terceirização dos serviços, alternativas que reduzem os custos fixos das empresas e agilizam a entrega dos projetos.

A mudança representa uma ótima oportunidade para empresas especializadas e profissionais técnicos liberais do setor, que podem oferecer seus serviços para as milhares de integradoras do mercado.

Segundo a estimativa da Greener, feita com base no cruzamento de dados da pesquisa e as informações repassadas por entidades e empresas do setor, o Brasil possui hoje 14.700 empresas integradoras de energia solar.

Junto ao número crescente de conexões registrado a cada ano no país, esse cenário turbina as chances de trabalho para os profissionais capacitados na elaboração dos projetos e instalações dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Para aqueles que já atuam ou querem ingressar nesse mercado, no entanto, a certificação é apenas o primeiro passo para a consolidação de uma carreira de sucesso.

Mesmo diante da guerra de preços promovida por algumas empresas e profissionais do setor, apenas aqueles com garantia máxima de qualidade e segurança nas instalações conseguem conquistar as melhores opções de trabalho.

Dessa forma, é preciso um constante aprimoramento e atualização dos conhecimentos, que irão garantir trabalhos que atendam todas às exigências técnicas e normas regulamentadoras.

A Blue Sol, empresa pioneira na oferta de cursos técnicos em energia solar no Brasil, oferece um extenso leque de treinamentos para quem está começando ou quer aprimorar sua atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *